Amarante com Amadeo, Cor e Sabor


Amarante com Amadeo, Cor e Sabor

20 DE NOVEMBRO

Chegámos a AMArante sob um céu-regador. Começámos por atravessar a ponte sobre o Tâmega a espreguiçar (beato Gonçalo terá mandado construir a primitiva), ao encontro de memórias doces. A mesma que foi reconstruída com o projeto em estilo barroco e neoclássico do bracarense Carlos Amarante (1782). A mesma que travou os invasores napoleónicos, durante 14 dias, em 1809. Na outra ponta, o Mosteiro de S. Gonçalo construído sob a ordem de D. João III sobre a capela, onde a tradição ecoa que o beato Gonçalo terá vivido e foi sepultado.

E depois com AMAdeo, “um cometa que atravessou as artes”, e seus companheiros de revitalização de formas e cores, deambulando pelo cubismo, futurismo e expressionismo. Com ele a revisitar o Museu, o seu atelier e a casa onde nasceu, percorrendo o trajeto pelos jardins regados pela Mãe Natureza. A desvendar o beato Gonçalo, Amadeo e Amarante esteve connosco Dr. Daniel Ribeiro que tão gentil e sabiamente nos acompanhou.

Pelo saber multifacetado e pelo sentir o património do Sr. Miguel Augusto, usufruímos uma tarde bem recheada. O tempo sem barreiras levou-nos desta vez à Rota do Românico pelo Mosteiro do Salvador de Travanca (séc. XII) e pelo Mosteiro de São Martinho de Mancelos. E com a despedida do Sol com cortinas pesadas de nuvens, vivenciámos experiências únicas: a escuridão com lanternas envolveu a última gratidão junto a Amadeo de 30 anos, após cem anos. E ainda o descortinar dos elementos vegetalistas do portal do século XIII da igreja de Mancelos e a sua sacristia.

É sempre tão bom estar convosco, AMAbilíssimos companheiros!!! E com tudo tão bem organizado pelo Dr. Carlos Cerqueira! E bem guiados pelo Sr. Márcio Silva.

E já em 2019, iniciaremos por terras de Alcobaça: alinham?

ÓTIMO NATAL!!!

ÓTIMO 2019!!!

DADOS PARA INSCRIÇÃO (Caso efetue o login na Área de Associado , o preenchimento é automático)

Evento
Amarante com Amadeo, Cor e Sabor