NESTT MOOC - “Yes I can” – Empowering Student Learning


NESTT MOOC - “Yes I can” – Empowering Student Learning

Os MOOC’s – Massive Open Online Course, são cursos online, acessíveis e flexíveis que permitem aprender, através da oferta de um conjunto de experiências de aprendizagem de qualidade em grande escala.

Os MOOC’s surgem para ultrapassar as barreiras mais comumente relatadas relativamente à não participação dos profissionais em atividades de desenvolvimento, que é o conflito com os horários de trabalho e ainda a dificuldade no acesso a uma oferta relevante (TALIS 2013, OCDE).

Neste curso, pretende-se partir barreiras e proporcionar o acesso a um conjunto de conteúdos, sustentado por uma equipa de profissionais, preparados para transformar os espaços e as experiências de formação, oferecendo:

• mediação (com apoio na tradução e explicação dos conteúdos)

• apoio tecnológico 

• apoio pedagógico 

• conhecimentos oriundos de várias áreas de conhecimento

• conteúdos inovadores

• certificação digital

• a acreditação (em processo) 

Durante este percurso, reflete-se sobre a importância de capacitar os alunos a aprender melhor em diferentes contextos de aprendizagem, criando sinergias entre as aprendizagens. O ensino personalizado, colaborativo, flexível e interdisciplinar, neste curso incluídos, são abordagens inovadoras que capacitam os alunos para a sua própria aprendizagem.

Como participar:

• Inscrever-se AQUI

• Na inscrição pode apenas inserir os seus dados da Conta da Google+ (Gmail) ou Facebook ou Linkedin

• Ter acesso à internet

• Interagir sobre os conteúdos

• Realizar as atividades

Módulos, cronograma e duração:

Módulo 1: Construindo pontes entre a aprendizagem formal e informal – 21 jan. (4h)

Este módulo dará uma visão geral de como a aprendizagem formal, não formal e informal são definidas e como se encontram relacionadas. Os participantes do curso após conhecerem como os alunos aprendem em diferentes contextos, refletem sobre como podem promover ligações entre as aprendizagens dentro e fora da escola, com o objetivo de capacitarem os alunos, tornando-os mais independentes.

 Módulo 2: Capacitar os alunos através da aprendizagem personalizada – 28 jan. (4h)

Neste módulo, os participantes do curso irão explorar, juntos, como a implementação de abordagens de aprendizagem personalizadas pode capacitar os alunos para se tornarem condutores de sua própria aprendizagem.

 Módulo 3: Capacitar os alunos através da aprendizagem colaborativa – 4 fev. (4h)

Os participantes do curso aprendem a implementar, efetivamente, a aprendizagem colaborativa na sala de aula, depois de analisarem exemplos de professores que implementaram a aprendizagem colaborativa. São ainda abordados aspetos relativos à importância da vinculação dos aspetos pessoais e do papel desempenhado pelos espaços de aprendizagem flexíveis.

Módulo 4: Estratégias para capacitar os alunos através da aprendizagem colaborativa – 11 fev. (4h)

Neste módulo, os participantes compartilham e aprendem novas estratégias de promoção da aprendizagem colaborativa, inclusive de como avaliar a aprendizagem colaborativa e flexibilizar o ensino.