Informação || Centro de Formação


Informação || Centro de Formação

O seu centro de formação tem informações importantes.

O despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro vem dar resposta aos docentes que lecionam disciplinas não inseridas no seu grupo de recrutamento ou exercem outras funções não diretamente relacionadas com a lecionação e fazem formação no âmbito das disciplinas que lecionam ou das funções que exercem.


1. Prioridades de formação


São consideradas prioritárias as ações de formação contínua que incidam sobre:

a)   A promoção do sucesso escolar;

b)  O currículo dos ensinos básico e secundário – conceção, operacionalização e avaliação das

aprendizagens (decreto-lei n.º 55/2018, de 6 de julho);

c)  O regime jurídico da educação inclusiva (decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho).


2. Dimensão científica e pedagógica


A formação que pode ser abrangida na dimensão científica e pedagógica, para os docentes que lecionem disciplinas não inseridas no seu grupo de recrutamento ou que exerçam funções de direção, coordenação e supervisão pedagógica e ainda as que incidam sobre conteúdos, determinado pelo ccpfc são as que poderão ser:

a)   Enquadradas no decreto-lei n.º 55/2018, de 6 de julho, sobre desenvolvimento curricular;

b)   Respeitantes à lecionação de cidadania e desenvolvimento;

c)    Relativas à educação inclusiva, com enfoque no âmbito do decreto-lei n.º 54/2018, de 6 de julho;

d)   Centradas na implementação de estratégias de ensino e aprendizagem direcionadas para a promoção do sucesso escolar

Importante


  • Nas referidas ações de formação, exige-se uma relação direta com os conteúdos do grupo de recrutamento ou de lecionação do docente;
  • A consideração, na dimensão científico-pedagógica, de ações de formação que sejam frequentadas por docentes que, não pertencendo ao grupo de recrutamento determinado pelo ccpfc, lecionam disciplinas nele integradas, é efetuada em cada escola em sede de apreciação das condições de progressão dos docentes
  •  Incluem-se ainda na dimensão científico-pedagógica as ações de formação realizadas por docentes que exerçam funções de direção de escolas ou de centros de formação de associação de escolas, bem como funções de coordenação educativa e de supervisão pedagógica, sempre que a acreditação pelo ccpfc considere que essas ações se enquadrem numa das seguintes áreas:
  •  Formação educacional geral e das organizações educativas;
  •  Administração escolar e administração educacional;
  •  Liderança, coordenação e supervisão pedagógica.


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