A Realidade da Educação Intercultural nas Escolas Europeias


A Realidade da Educação Intercultural nas Escolas Europeias

A Educação Intercultural é uma questão complexa que afeta profundamente o quotidiano das escolas e o trabalho dos professores. Num tempo em que a escola reconhece o valor da diversidade, urge recorrer a ferramentas para incentivar interação social, aquisição de valores comuns e promoção da inclusão.

Aprender é um mecanismo poderoso para a redução de desigualdades, uma vez que ajuda a combater a crescente fragmentação e a polarização da sociedade, permitindo que pessoas e comunidades possam assumir o controlo sobre os seus direitos cívicos e democráticos. É importante ajudar as nossas escolas e os nossos professores a atuar face a esta realidade.

Reconhecendo a urgência da ação, a Casa do Professor participará num debate sobre a necessidade de mudança da política relacionada com a promoção da educação intercultural e da cidadania ativa. Integrará, ainda, uma estrutura educativa inovadora e inclusiva, que brevemente será divulgada. Nesse sentido, a instituição já participou na primeira reunião de trabalho do projeto "GEM IN – Game to EMbrace INtercultural Education", realizada com o objetivo de apoiar a Educação Intercultural nas Escolas Europeias (nos países: Áustria, Chipre, França, Grécia, Itália e Portugal).

Aprender é aceder a conhecimentos que abrem portas a oportunidades individuais e comunitárias, capazes de mudar para sempre o futuro do mundo global. Siga-nos através do site e redes sociais e acompanhe o desenvolvimento do projeto GEM IN.

·       www.facebook.com/casa.do.professor

·       www.linkedin.com/company/casadoprofessor

Contacte-nos através do e-mail: projects.eu@casadoprofessor.pt