A Casa do Professor na transformação de processos educativos: casos de sucesso do trabalho fora de portas!


A Casa do Professor na transformação de processos educativos: casos de sucesso do trabalho fora de portas!

O Gabinete Internacional da Casa do Professor identifica e testa práticas inovadoras, compartilhando as evidências sobre o seu impacto. Em simultâneo, apoia a integração de práticas de ensino e aprendizagem alinhadas aos padrões e expectativas para a educação de todos os alunos.

Atualmente, trabalhamos com mais de 50 parceiros (incluindo o Ministério da Educação, Universidades, Municípios, parceiros tecnológicos e diversos Laboratórios de Desenvolvimento Pedagógico) com origem em mais de 10 nacionalidades, para além de cinco agrupamentos escolares. Desenvolvemos mais de seis projetos europeus e cinquenta ações inerentes, distribuídos por diferentes áreas de intervenção: Inclusão, Multiculturalidade, Formação de Professores, Neuroeducação, Igualdade de Género, Comunicação nas várias línguas, Cooperação Europeia, Rotas Culturais e Empreendorismo social.

O projeto NESTT New European Settings for Teachers and Teaching, coordenado pela Casa do Professor, foi considerado uma Boa Prática pela Agência Nacional Erasmus+ e resultou numa investigação que deu origem ao documentário Yes, I can, à acreditação do MOOC - Empowering the students Learning, que teve mais 4000 inscrições de todo o Mundo e, ainda, à edição de um Portefólio de Boas Práticas.

Igualmente coordenado pela Casa do Professor, o projeto internacional (IN)schooldeveloping skills for Life conta com vários parceiros de renome e diferentes envolvimentos. Passa pelo desenvolvimento de diversas atividades, nomeadamente pela criação de um Centro Neurossensorial no Agrupamento Escolar de Maximinos.

O projeto ENACT - European network amongst centres of teacher training, coordenado por Freie Hansestadt Bremen, Landesinstitut für Schule, pretende a troca de boas práticas entre vários Centros de Formação de Professores na Europa, nomedamente Alemanha, Itália, Espanha e Portugal.

O AROSE: Advancing and Reassessing Oral Skills for English, coordenado pela Universidade de Múrcia, pretende a criação de um Modelo de Avaliação da Competência Oral: UMU, baseado no Quadro Europeu Comum de Referência para Idiomas e uma Ferramente de Avaliação na web: CARM, para melhorar as competências do inglês oral.

O projeto GEM-IN – Game to EMbrace INtercultural education, coordenado pela CESIE, visa apoiar a educação intercultural na escola e em ambientes não formais, promovendo a aquisição de competências sociais e cívicas, fornecendo contribuições e recomendações de políticas para intervir a edificação intercultural e a cidadania ativa através de uma estrutura educativa inovadora.

Por fim, o projeto inovador ouRoute - Citizen-cultural heritage: Creating a new generation of ambassadors through education and training, coordenado pela INOVA+, assenta numa abordagem colaborativa, que visa a promoção de embaixadores culturais através da capacitação de jovens alunos para a proteção e a promoção dos valores europeus, como a liberdade, a democracia, a paz, a diversidade e o respeito pelas diferentes culturas.

Para além dos sites e redes sociais de cada projeto, poderá acompanhar os desenvolvimentos e resultados através do site da Casa do Professor e das respetivas páginas:

Facebook: www.facebook.com/casa.do.professor

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