FI-BRA ATUA EM GUIMARÃES COM SOFIA ESCOBAR


FI-BRA ATUA EM GUIMARÃES COM SOFIA ESCOBAR

CONCERTO SOLIDÁRIO INTEGRA AS COMEMORAÇÕES DO 39.º ANIVERSÁRIO

ADQUIRA AQUI O SEU BILHETE


No próximo dia 17 de fevereiro a orquestra da Casa do Professor, FI-BRA Filarmonia Juvenil de Braga, atua ao vivo no CAE S. Mamede em Guimarães, com a solista vimarenense Sofia Escobar. O espetáculo integra as comemorações do 39.º aniversário da instituição e ao mesmo tempo, marca o arranque da Tour 2018 da orquestra que conta já com concertos agendados para todo o país:

  • 6 ou 7 de abril – Centro de Congressos da Madeira, Funchal (a confirmar)
  • 30 de junho – Theatro Circo (Braga)
  • 8 de setembro – Casa da Música (Porto)
  • 1 de dezembro – Aula Magna (Lisboa) 

Em todos estes espetáculos a Fi-Bra atuará com a madrinha do projeto, a conhecida atriz e cantora Sofia Escobar. Em Londres, participou nos musicais “O Fantasma da Ópera” e “West Side Story”, tendo sido nomeada para os principais prémios de teatro britânico, Laurence Olivier, e vencido o de Melhor Atriz de Teatro Musical. Esta talentosa solista atuará na sua terra natal, Guimarães, no próximo dia 17 de Fevereiro e os bilhetes, ao preço único de €12,50, estarão disponíveis a partir de 16 de janeiro em ticketline e no CAE S. Mamede, sendo possível reservar já através do formulário abaixo. A bilheteira reverte a favor do projeto solidário da Casa do Professor, Novelos de Afetos - Meadas de Partilha, que ajuda jovens carenciados de agrupamentos de escolas de Braga. 


///////////////////////////////////////////////////////

A FI-BRA – FILARMONIA JUVENIL DE BRAGA/CASA DO PROFESSOR é um projeto liderado pelo Maestro Filipe Cunha, que agrega num agrupamento musical semiprofissional estudantes de música que frequentam escolas, academias e conservatórios do distrito de Braga. A orquestra, constituída por cerca de 50 jovens, é uma oportunidade para que todos os elementos que a integram apliquem os seus conhecimentos musicais em performances de conjunto, partilhem experiências, trabalhem com professores altamente qualificados e, consequentemente, desenvolvam o seu potencial artístico. A FI-BRA colmata, a um outro nível, uma lacuna existente no panorama musical bracarense, ao congregar, através da Casa do Professor, um projeto com jovens músicos de diversas proveniências.

O repertório musical é distintivo, dado que é integralmente constituído por obras compostas para orquestra de sopros, destinadas essencialmente a um público infantojuvenil, selecionadas a partir do património musical português, tratando-se como tal de um projeto de afirmação da tradição na inovação. Além disso, a FI-BRA é a única orquestra de sopros na região de Braga representativa de todo o distrito.

A ligação do projeto a escolas de ensino de música assume-se também como uma enorme mais-valia, porque se considera essencial para a valorização escolar e profissional dos jovens músicos o diálogo constante entre a Academia de Música, berço de formação específica com vista à inclusão dos alunos na FI-BRA, e os estabelecimentos de ensino. Os desempenhos dos alunos podem assim ter ganhos significativos para ambos os projetos. 

Este ciclo de concertos nas grandes salas do país, tem como objetivo conferir notoriedade ao projeto e proporcionar experiência aos jovens que fazem parte da orquestra. Em simultâneo, integram o Tour 2018, entre outros tidos por relevantes, os concelhos do distrito de Braga, devido ao caráter representativo da orquestra. Alguns dos objetivos fundamentais deste ciclo de espetáculos são: i) assegurar o acesso público à atividade artística no domínio da música, ii) fomentar a descentralização e a dinamização da oferta cultural, corrigindo as assimetrias regionais, iii) incentivar a produção artística em rede, iv) divulgar o projeto musical da orquestra, v) consolidar processos e sistematizar a simbiose entre os membros do grupo, vi) prestar um tributo ao trabalho desenvolvido nas escolas de ensino artístico da música, das quais provêm os alunos que constituem a FI-BRA.

No passado dia 23 de dezembro a FI-BRA animou o BragaParque num flashmob natalício que pode rever no video abaixo. 



VÍDEOS