Escrita criativa

Ação de Formação em Regime e-learning

 

“Caso não seja nosso associado informe-se das vantagens de o ser AQUI, nomeadamente o desconto que pode ser de € 125,00 numa só ação de formação e o acesso a um vasto leque de serviços e protocolos para si e para toda a sua família.”

Nota: 10% desconto caso efetue o pagamento da ação com o novo cartão de associado (exclusivo para sócios da Casa do Professor)

 T1 - calendarização prevista será a seguinte: TURMA COMPLETA

SESSÕES

Datas

Horário

Regime (síncrona/assíncrona)

1

18 junho

18h às 19h

Síncrona

2

25 junho*

18h às 19h

Assíncrona

3

10 julho*

18h às 19h

Assíncrona

4

12 julho

18h às 19h

Síncrona

5

16 julho*

18h às 19h

Assíncrona

6

17 julho

18h às 19h

Síncrona

       * Tarefas semanais on-line sem horário

 

T2 - calendarização prevista será a seguinte:  TURMA COMPLETA

SESSÕES

Datas

Horário

Regime (síncrona/assíncrona)

1

18 junho

19h30m às 20h30m

Síncrona

2

25 junho*

19h às 20h

Assíncrona

3

10 julho*

19h às 20h

Assíncrona

4

12 julho

19h às 20h

Síncrona

5

16 julho*

17h às 18h

Assíncrona

6

17 julho

19h30m às 20h30m

Síncrona

       * Tarefas semanais on-line sem horário

 

T3 - calendarização prevista será a seguinte:  TURMA COMPLETA

SESSÕES

Datas

Horário

Regime (síncrona/assíncrona)

1

21 Junho

18h às 19h

Síncrona

2

28 Junho*

18h às 19h

Assíncrona

3

05 Julho*

18h às 19h

Assíncrona

4

09 Julho

18h às 19h

Síncrona

5

12 Julho*

19h às 20h

Assíncrona

6

16 Julho

19h às 20h

Síncrona

       * Tarefas semanais on-line sem horário

 

T4 - calendarização prevista será a seguinte:  TURMA COMPLETA

SESSÕES

Datas

Horário

Regime (síncrona/assíncrona)

1

21 Junho

19h30m às 20h30m

Síncrona

2

28 Junho*

19h às 20h

Assíncrona

3

05 Julho*

19h às 20h

Assíncrona

4

09 Julho

19h às 20h

Síncrona

5

12 Julho*

20h às 21h

Assíncrona

6

16 Julho

20h30m às 21h30m

Síncrona

       * Tarefas semanais on-line sem horário 


Formação específica

Esta ação de formação releva para efeitos de progressão na carreira dos docentes indicados, ao abrigo do previsto nos artigos 8.º e 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (RJFCP), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro.


OBJETIVOS

Estimular a exploração da criatividade individual;

Motivar para a leitura e escrita literárias;

Encorajar o desenvolvimento do ensino de competências linguísticas de forma criativa;

Estimular o prazer de aprender a língua recorrendo à sua manipulação escrita;

Mobilizar uma componente criativa no ensino curricular da língua portuguesa;

Criar elo de ligação entre comunidades de falantes / pedagogos da língua portuguesa;

Promover ambientes educativos motivadores e criativos;

Incrementar o domínio das novas tecnologias e explorar suportes plausíveis de estimular o gosto pela escrita.

Encorajar a prática da escrita através da experimentação;

Oferecer um ensino da literatura ativo e participativo, em vez de meramente recetivo.

 

CONTEÚDOS

Módulo I _ Breve contextualização histórica da noção de “escrita criativa” (5,5h)

Módulo II _ A questão da literacia e a importância da pedagogia do imaginário (função da escrita e da leitura criativa) (5,5h)

Módulo III _ A escrita enquanto processo (5,5h)

Módulo IV _ Tipologias textuais e exercícios de escrita criativa – modelo poético e narrativo (5,5h)

Módulo V _ Os recursos interativos aplicados à escrita criativa (3h)

 

METODOLOGIAS

Este curso vai funcionar integralmente em regime e-learning. No âmbito das sessões síncronas realizadas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas: formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se assim oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências. Nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com o formador a apresentar o quadro concetual que os sustenta, selecionando documentos e recursos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado sob o ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Após a fundamentação teórica, procura-se a cada conteúdo/módulo proporcionar aos formandos atividades práticas de exercitação das competências. Esses exercícios pretendem ainda estimular a prática dos conteúdos a explorar, assim como proporcionar elementos que contribuam para a avaliação contínua do curso.

 

AVALIAÇÃO

- Avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, com menção qualitativa.

Os formandos são avaliados de forma contínua através da participação e da concretização das tarefas propostas ao longo da abordagem aos diferentes conteúdos de cada módulo tendo por referência os seguintes indicadores e respetiva ponderação:

- Participação - 15%

- Realização das Tarefas nas Sessões - 35%

- Produção de Trabalhos e/ou Materiais - 25%

- Reflexão crítica – 25%         

Avaliação processual

Avaliação por meio da análise de documentos de escrita reflexiva (produção de um relatório individual)

Análise dos questionários iniciais e finais com recurso ao Google Docs                          

Sobre o formador

Rosa Batista

Formadora de Português

Professora do 3º ciclo e secundário de Português e Francês, licenciada pela Universidade do Minho, no ano 2007. Posteriormente, realizou um Mestrado em Educação, mais concretamente em Mediação Educacional e Supervisão na Formação, também na Universidade do Minho. Desde 2008 que se encontra ligada à Casa do Professor e tem promovido o desenvolvimento de formações no âmbito da escrita criativa, da poesia e da leitura. É formadora na Casa do Professor desde 2011.

VÍDEOS


Dados para Inscrição (Caso efetue o login na Área de Associado , o preenchimento é automático)

Curso
Escrita criativa

€ 67,00

ASSOCIADO

€ 137,00

NÃO ASSOCIADO

€ 137,00

PÚBLICO

  • Início 18 de junho de 2019
  • Fim 23 de julho de 2019
  • Duração 25h
  • Modalidade E-Learning
  • Área de Formação Área B – Prática pedagógica e didática na docência
  • Acreditação CCPFC/ACC-103907/19
  • Destinatários

    Grupos

    200 / 210 / 300 / 310 / 320 / 330