Fazer História – aprendizagem ativa

Fazer História – aprendizagem ativa

TURMA COMPLETA


Ação de Formação em Regime e-learning

 

“Caso não seja nosso associado informe-se das vantagens de o ser AQUI, nomeadamente o desconto que pode ser de € 125,00 numa só ação de formação e o acesso a um vasto leque de serviços e protocolos para si e para toda a sua família.”

Nota: 10% desconto caso efetue o pagamento da ação com o novo cartão de associado (exclusivo para sócios da Casa do Professor)

 

A calendarização prevista será a seguinte: 

SESSÕES

Datas

Horário

Regime (síncrona/assíncrona)

1

12 junho (quarta)

19h00

síncrona

2

26 junho (quarta)

A definir 1.ª sessão

A definir 1.ª sessão

3

03 julho (quarta)

A definir 1.ª sessão

A definir 1.ª sessão

4

04 julho (quinta)

A definir 1.ª sessão

A definir 1.ª sessão

5

09 julho (terça)

A definir 1.ª sessão

A definir 1.ª sessão

6

12 julho (sexta)

A definir 1.ª sessão

A definir 1.ª sessão


 Informamos que relativamente às sessões on-line estas não serão todas síncronas, isto é não é obrigatória a sua presença em simultâneo com o formador.

 

Formação específica

Esta ação de formação releva para efeitos de progressão na carreira dos docentes indicados, ao abrigo do previsto nos artigos 8.º e 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (RJFCP), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro.

 

OBJETIVOS

• Contribuir para o aperfeiçoamento das competências profissionais dos docentes no domínio das tecnologias de informação e comunicação, tendo em vista a integração destas no processo de ensino e aprendizagem

• Incentivar a reflexão sobre a qualidade e potencialidades das aplicações educativas

• Promover a autonomia dos professores na utilização de aplicações educativas para dispositivos móveis

• Proporcionar aos professores metodologias de utilização de aplicações e tecnologias móveis no contexto de ensino e aprendizagem

• Habilitar os professores para a elaboração de cenários de aprendizagem recorrendo a aplicações e tecnologias móveis

• Fomentar contextos de aprendizagem inovadores e colaborativos

 

CONTEÚDOS

1. Primeiro encontro – Socialização

• Apresentação do grupo de trabalho

• Apresentação da ação: objetivos, conteúdos, fases, avaliação, procedimentos organizativos e de suporte tecnológico ao trabalho online

2. O perfil dos alunos e os desafios pedagógicos no ensino e aprendizagem da História

• Competências do séc. XXI

• Aprendizagem ativa

• Aprendizagem ativa versus aprendizagem passiva

3. Reforço das competências da aprendizagem da História com aplicações

• Aplicações para criação de conteúdos

• Aplicações para a criação de atividades e cronologias interativas

• Aplicações para a criação de atividades com códigos QR

• Prática orientada

4. A avaliação formativa no ensino da História com recurso a aplicações móveis

• Aplicações para criar e agilizar a avaliação formativa

• Prática orientada

5. Ampliação e aprofundamento de competências de comunicação em História

• Fases de desenvolvimento de um projeto que envolva trabalho colaborativo

• Aplicações para aplicação e promoção de trabalho colaborativo

• Organização dos conteúdos e partilha de ferramentas digitais

• Prática orientada

6. Apresentação dos trabalhos realizados

• Avaliação da ação

 

METODOLOGIA

Este curso, com um total de 25 horas, vai funcionar integralmente em regime e-learning. No âmbito das sessões síncronas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas: formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se assim oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências.

Já nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com o formador a apresentar o quadro concetual que os sustenta, selecionando documentos e recursos teóricos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado sob o ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Desenvolvida a fundamentação teórica, procura-se a cada conteúdo/módulo proporcionar aos formandos atividades práticas de exercitação das competências desenvolvidas, articulando-as com as situações vivenciadas na sua atividade pedagógica. Esses exercícios pretendem ainda estimular a visão prática dos conteúdos explorados, assim como proporcionar elementos que contribuam para a avaliação contínua do curso.

 

AVALIAÇÃO

Avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.

Os formandos são avaliados de forma contínua através da participação nas sessões síncronas e assíncronas e da resposta/concretização das tarefas propostas ao longo da abordagem aos diferentes conteúdos de cada módulo (6 valores).

Trabalhos desenvolvidos durante a formação: participação nas sessões e reflexão individual que dê conta do seu percurso de aprendizagem, elaborado com o objetivo de detalhar o contributo da formação para a atividade docente, novos conhecimentos adquiridos, estratégias de consolidação e aplicação à prática pedagógica.

Sobre o formador


Formador de Professores na Casa do Professor, no domínio da História.

Experiência como docente do Grupo 200 e formador na área das TIC e de História.

Doutoramento em Turismo, Lazer e Cultura, Universidade de Coimbra, 2018. 

Mestrado em Supervisão Pedagógica no ensino da História, Universidade do Minho, 2007.

Licenciatura em História (Ensino de), Universidade do Minho, 2005



VÍDEOS


Dados para Inscrição (Caso efetue o login na Área de Associado , o preenchimento é automático)

Curso
Fazer História – aprendizagem ativa

€ 67,00

ASSOCIADO

€ 137,00

NÃO ASSOCIADO

€ 137,00

PÚBLICO

  • Início 12 de junho de 2019
  • Fim 12 de julho de 2019
  • Duração 25h
  • Modalidade E-Learning
  • Área de Formação Área B – Prática pedagógica e didática na docência
  • Acreditação CCPFC/ACC-102709/19
  • Destinatários

    Grupos

    200 / 400