Tenho ideias… Quero escrever!

“Caso não seja nosso associado informe-se das vantagens de o ser AQUI, nomeadamente o desconto que pode ser de € 125,00 numa só ação de formação e o acesso a um vasto leque de serviços e protocolos para si e para toda a sua família.”

Cronograma previsto

Janeiro: dias 12 e 19 das 9h às 13h

Janeiro: dias 15 – 22 das 18h às 21h | dia 29 das 18h às 21h30

Fevereiro: dia 16 das 9h às 13h

Fevereiro: dia 05 das 18h às 21h30

Após inscrição favor aguardar um email do Centro de Formação com as datas definitivas.

 

Formação específica

Esta ação de formação releva para efeitos de progressão na carreira dos docentes indicados, ao abrigo do previsto nos artigos 8.º e 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (RJFCP), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro.

 

OBJETIVOS

- Desenvolver a criatividade, invenção e emoção, usando técnicas individuais e de trabalho conjunto;

 - Desenvolver o gozo da escrita e da leitura;

 - Desenvolver a habilidade de escrever;

 - Desenvolver a competência de observação e sentido;

 - Desbloquear situações e progredir através da criatividade;

 - Encarar a página vazia;

 - Conhecer e experienciar algumas técnicas para desbloquear a escrita;

 - Descobrir a escrita, a voz e a veia criativa de cada um;

 - Estimular para a prática da escrita;

 - Experimentar os vocábulos e validar a sua aplicabilidade em vários contextos;

 - Promover o aumento de vocabulário;

 - Trabalhar a capacidade de escrever e contar histórias.

 

METODOLOGIAS

A ação de formação proposta enquadra-se na modalidade de Oficina de Formação, pelo que as estratégias formativas a adotar pretendem delinear e consolidar procedimentos com vista a uma ação estratégica dos formandos em contexto escolar. Esta ação assegura a adequação e funcionalidade dos produtos obtidos para a reflexão e fundamentação de transformações de práticas curriculares.

Salientamos ainda que a ação estratégica dos formandos se constitui como espaço de partilha e de reflexão sobre as práticas desenvolvidas, sendo premente a definição de mecanismos simples de regulação, quer do trabalho realizado na Oficina de Formação, quer da aplicação no terreno, como dos recursos produzidos. Os diferentes recursos, a elaborar durante as sessões de formação, pretendem assumir-se como resposta adequada à ação dos formandos, enquanto responsáveis pelo desenvolvimento de práticas curriculares que, partindo de projetos temáticos, potenciem nos alunos a aprendizagem de técnicas de escrita.

Prevê-se a utilização de uma metodologia de regime misto. Nas sessões presenciais, em pequenos grupos e/ou plenários, privilegiar-se-á o debate, a análise e reflexão de documentos, a discussão e sistematização de conceitos, a heteroavaliação e a reorientação dos recursos realizados. As sessões não presenciais destinar-se-ão à realização de trabalho autónomo, isto é, à conceção de recursos pedagógicos adequados ao contexto real e nível de ensino de cada formando. A conceção, operacionalização dos recursos pedagógicos pelos formandos irá sustentar-se numa planificação estratégica que, monitorizada pelos formadores, pretende fomentar a sua problematização, numa perspetiva de reorientação e de melhoria, tendo por referência a aprendizagem do currículo.

Os formadores irão assegurar a dinamização e moderação de debates, a coordenação e articulação de tarefas entre os formandos, sugerindo recursos adequados à concretização dos objetivos da formação.

Em sumário algumas atividades:

• Apresentação e debate dos fundamentos teóricos subjacentes ao modelo de avaliação proposto;

• Integração e confronto dos mesmos com as práticas de avaliação e intervenção psicopedagógica dos professores;

• Partilha de experiências de leitura e de escrita;

• Exposição de técnicas de Escrita Criativa, com recurso a exemplos significativos;

• Proposta de exercícios destinados a experimentar uma determinada técnica;

• Comentário aos textos produzidos, na perspetiva de um leitor que é também um criador;

• Construção de materiais de apoio, implementação e avaliação dos mesmos;

• Cotejo dos materiais realizados pelos professores.

 

Sobre o formador

Rosa Batista

Formadora de Português

Professora do 3º ciclo e secundário de Português e Francês, licenciada pela Universidade do Minho, no ano 2007. Posteriormente, realizou um Mestrado em Educação, mais concretamente em Mediação Educacional e Supervisão na Formação, também na Universidade do Minho. Desde 2008 que se encontra ligada à Casa do Professor e tem promovido o desenvolvimento de formações no âmbito da escrita criativa, da poesia e da leitura. É formadora na Casa do Professor desde 2011.

VÍDEOS


Dados para Inscrição (Caso efetue o login na Área de Associado , o preenchimento é automático)

Curso
Tenho ideias… Quero escrever!

€ 57,00

ASSOCIADO

€ 182,00

NÃO ASSOCIADO

€ 182,00

PÚBLICO

  • Início 12 de janeiro de 2019
  • Fim 16 de fevereiro de 2019
  • Duração 25h + 25h
  • Modalidade Presencial
  • Área de Formação Área B – Prática pedagógica e didática na docência
  • Acreditação CCPFC/ACC-93075/17
  • Destinatários

    Grupos

    100 / 110