A escrita criativa em e-learning

A escrita criativa em e-learning

Ação de Formação em Regime e-learning

 

“Caso não seja nosso associado informe-se das vantagens de o ser AQUI, nomeadamente o desconto que pode ser de € 125,00 numa só ação de formação e o acesso a um vasto leque de serviços e protocolos para si e para toda a sua família.”

Nota: 10% desconto caso efetue o pagamento da ação com o novo cartão de associado (exclusivo para sócios da Casa do Professor)

Formação específica

Esta ação de formação releva para efeitos de progressão na carreira dos docentes indicados, ao abrigo do previsto nos artigos 8.º e 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (RJFCP), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro.


OBJETIVOS

Estimular a exploração da criatividade individual;

Motivar para a leitura e escrita literárias;

Encorajar o desenvolvimento do ensino de competências linguísticas de forma criativa;

Estimular o prazer de aprender a língua recorrendo à sua manipulação escrita;

Mobilizar uma componente criativa no ensino curricular da língua portuguesa;

Criar elo de ligação entre comunidades de falantes / pedagogos da língua portuguesa;

Promover ambientes educativos motivadores e criativos;

Incrementar o domínio das novas tecnologias e explorar suportes plausíveis de estimular o gosto pela escrita.

Encorajar a prática da escrita através da experimentação;

Oferecer um ensino da literatura ativo e participativo, em vez de meramente recetivo.

 

CONTEÚDOS

Módulo I _ Breve contextualização histórica da noção de “escrita criativa” (5,5h)

Módulo II _ A questão da literacia e a importância da pedagogia do imaginário (função da escrita e da leitura criativa) (5,5h)

Módulo III _ A escrita enquanto processo (5,5h)

Módulo IV _ Tipologias textuais e exercícios de escrita criativa – modelo poético e narrativo (5,5h)

Módulo V _ Os recursos interativos aplicados à escrita criativa (3h)

 

METODOLOGIAS

Este curso vai funcionar integralmente em regime e-learning. No âmbito das sessões síncronas realizadas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas: formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se assim oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências. Nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com o formador a apresentar o quadro concetual que os sustenta, selecionando documentos e recursos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado sob o ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Após a fundamentação teórica, procura-se a cada conteúdo/módulo proporcionar aos formandos atividades práticas de exercitação das competências. Esses exercícios pretendem ainda estimular a prática dos conteúdos a explorar, assim como proporcionar elementos que contribuam para a avaliação contínua do curso.

 

AVALIAÇÃO

- Avaliação quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, com menção qualitativa.

Os formandos são avaliados de forma contínua através da participação e da concretização das tarefas propostas ao longo da abordagem aos diferentes conteúdos de cada módulo tendo por referência os seguintes indicadores e respetiva ponderação:

- Participação - 15%

- Realização das Tarefas nas Sessões - 35%

- Produção de Trabalhos e/ou Materiais - 25%

- Reflexão crítica – 25%         

Avaliação processual

Avaliação por meio da análise de documentos de escrita reflexiva (produção de um relatório individual)

Análise dos questionários iniciais e finais com recurso ao Google Docs                          

 

Sobre o formador

Rosa Batista

Formadora de Português

Professora do 3º ciclo e secundário de Português e Francês, licenciada pela Universidade do Minho, no ano 2007. Posteriormente, realizou um Mestrado em Educação, mais concretamente em Mediação Educacional e Supervisão na Formação, também na Universidade do Minho. Desde 2008 que se encontra ligada à Casa do Professor e tem promovido o desenvolvimento de formações no âmbito da escrita criativa, da poesia e da leitura. É formadora na Casa do Professor desde 2011.

VÍDEOS


Dados para Inscrição (Caso efetue o login na Área de Associado , o preenchimento é automático)

Curso
A escrita criativa em e-learning

€ 67,00

ASSOCIADO

€ 137,00

NÃO ASSOCIADO

€ 137,00

PÚBLICO

  • Início 18 de junho de 2019
  • Fim 23 de julho de 2019
  • Duração 25h
  • Modalidade E-Learning
  • Área de Formação Área B – Prática pedagógica e didática na docência
  • Acreditação CCPFC/ACC-103907/19
  • Destinatários

    Grupos

    200 / 210 / 300 / 310 / 320 / 330