O TRABALHO E A VIDA DOS PROFESSORES: UM OLHAR NACIONAL E INTERNACIONAL" COM MARIA ASSUNÇÃO FLORES


O TRABALHO E A VIDA DOS PROFESSORES: UM OLHAR NACIONAL E INTERNACIONAL" COM MARIA ASSUNÇÃO FLORES

TERTÚLIA + APRESENTAÇÃO DE LIVRO

Local: casa do professor

Sinopse:

Entre o discurso corporativo-reivindicativo e a fuga para a sala de aula, entre o confronto com a performatividade e as saudades de uma idade de ouro dos “mestres”, entre o fatalismo derrotista e as ilusões heroicas, é possível um profissionalismo docente que se (re) construa na afirmação de uma agência ecológica dos professores, na promoção de lideranças distribuídas, na construção de dinâmicas colaborativas, na importância da socialização organizacional, na valorização da agenda relacional da docência e na consciencialização profissional e social de uma profissão que tem tanto de técnico e racional como de político e ético. Em suma: se esta obra nos mostra onde mora o “perigo”, convida-nos também a fazer os caminhos onde cresce a “salvação”, pois, hoje mais do que nunca, ser professor em plenitude de sentido é uma tarefa que, afinal, é preciso começar de novo, sempre e uma vez mais. (…) 

 

Maria Assunção Flores

Professora Associada com Agregação na Universidade do Minho. Doutorou-se em Educação (2002) na Universidade de Nottingham, Reino Unido, e foi visiting scholar na Universidade de Cambridge, Reino Unido (2008/2009). Foi membro da Comissão Executiva da International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT), tendo sido eleita, em 2008, representante da Europa e vice-presidente do International Council on Education for Teaching (ICET). Atualmente, é presidente da direção do International Council on Education for Teaching (ICET). É membro de várias associações internacionais e é parecerista em numerosas revistas internacionais. As suas áreas de investigação incluem, entre outras , formação e desenvolvimento profissional de professores, profissionalismo docente e identidade profissional, indução e avaliação de professores no âmbito de projetos nacionais e internacionais. Atualmente, coordena o projeto de investigação intitulado "Teachers exercising leadership", um projeto de 3 anos que é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e que incide no profissionalismo docente e no exercício da liderança. Tem numerosas publicações nestas áreas, incluindo livros, capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais.