Projetos Solidários

A Casa do Professor, enquanto instituição de solidariedade social, valoriza a intervenção nesta dimensão de grande nobreza, possuindo vários projetos que visam apoiar públicos diversificados, sempre com uma atuação privilegiada na área da educação.


image

Novelos De Afetos - Meadas De Partilha

O projeto solidário Novelos de Afetos – Meadas de Partilha, iniciado em fevereiro de 2013 e dinamizado no âmbito do programa de responsabilidade social da Casa do Professor, tem por objetivo global a promoção do sucesso escolar de alunos carenciados que frequentam a escola pública, no sentido de uma verdadeira igualdade de oportunidades e de uma escola inclusiva.
Os objetivos estratégicos não se dissociam por isso da diminuição das taxas de indisciplina, absentismo e abandono escolar, bem como do aumento dos índices de realização profissional dos professores.

O projeto está ancorado numa rede de parcerias solidárias com entidades que procuram dar resposta a necessidades identificadas pelas escolas em termos de bens essenciais, educação, saúde, cultura, entre outros. Apoia atualmente os Agrupamentos de Escolas Dr. Francisco Sanches, Maximinos e Celeirós. O principal papel da Casa do Professor é o de mediador entre a escola e a rede de parcerias solidárias competindo-lhe ainda, em articulação com os órgãos competentes dos agrupamentos/escolas não agrupadas, a gestão e o acompanhamento do projeto de acordo com os princípios do rigor e da justiça. A ideia fundamental é dinamizar e rentabilizar essas parcerias, apelando à sua responsabilidade social e criando uma rede solidária cada vez mais alargada e coesa, capaz de dar resposta aos problemas sociais identificados, num número sucessivamente mais alargado de estabelecimentos de ensino.

A realidade tem demonstrado que não é possível aos diversos parceiros, que generosamente oferecem os seus serviços, fazê-lo sempre sem qualquer contrapartida financeira, dado o elevado número de alunos sinalizados a necessitarem de apoio. Como forma de colmatar esta dificuldade, a Casa do Professor dinamiza ações de divulgação do projeto e de angariação de receitas para reforçar o fundo de apoio solidário do Novelos de Afetos – Meadas de Partilha.

 

Parceiros Solidários

Arte de Comunicar, BP Portugal, Central Ópticas, Centro de Estudos “Crescer Mais”, Centro de Medicina Dentária das Taipas, Centro Médico Norton de Matos, Clínica Pediátrica de Braga, Clínica MIM, Clínica Oftalmológica do Minho, Clínica de Sta. Bárbara, Clinicés, CTEM Academy, Ergovisão, Farmácia Martins, Fundação PT, Grupótico de Real, Gym Tónico, Equipa Sócio-Caritativa da Igreja dos Congregados, Liberty Seguros, Opticália, Ópticas Minho, Palmeira Saúde, Porto Editora, Ser&Ver, Voz e Nós.

COMO APOIAR?
DONATIVO: IBAN PT50 0036 0008 9910 0118 51563
MASCOTE: adquirindo a mascote por € 2,00, na Casa do Professor
CARTÃO BP: aderindo ao cartão BP/Casa do Professor aproveita os € 0,06/litro de desconto, em todos os postos, em qualquer dia, e a BP retribui o seu gesto financiando o fundo de apoio solidário
EMPRESAS: através da oferta de serviços/produtos

JUNTOS TECEMOS CORES E SORRISOS!
FÁTIMA BARBOSA | gap@casadoprofessor.pt


A Mara na Novelândia

A Mara da Novelândia é um projeto inovador, educativo e solidário que nasce da junção de dois projetos: A Melodia de Mara e o Novelos de Afetos – Meadas de Partilha.

Os Projetos

A Melodia de Mara
A Melodia de Mara é um livro de Ana Caridade e Joana Rita escrito e ilustrado com o objetivo de desmistificar o peso que tantas vezes se coloca no tema doença/dor, dando voz à possibilidade de transmutação e estimulação, de uma vivência mais harmoniosa com aceitação e respeito. Sendo a dor transversal, tanto física como emocional, foram criados vários recursos para ajudar a perceber e lidar com as emoções e mostrando algumas formas de superação. Trata-se por isso de um projeto vivencial, que emerge de uma visão de educação dialógica e se desenvolve em várias dimensões: artística, pedagógica, sociocultural, multidisciplinar/interdisciplinar e solidária.
O projeto recria o conto estimulando os sentidos, a expressão de emoções e o incentivo à vivência das experiências propostas na história. As sessões são uma mescla de expressões artísticas que proporcionam aos alunos vivências emotivas, através de técnicas de desenvolvimento pessoal, dança, movimento, música e narração da história. O objetivo final é criar uma rede de ligações humanas, a partir da qual todos possam contribuir para uma sociedade mais justa e mais humana. É um estimular à responsabilização cívica de cada indivíduo, procurando reencontrar o sentido de comunidade perdido no tempo.

Novelos de Afetos – Meadas de Partilha
O Novelos de Afetos – Meadas de Partilha é um projeto iniciado em fevereiro de 2013 e dinamizado no âmbito do programa de responsabilidade social da Casa do Professor, que tem por objetivo global a promoção do sucesso escolar de alunos carenciados que frequentam a escola pública, no sentido de uma verdadeira igualdade de oportunidades e de uma escola inclusiva. O projeto está ancorado numa rede de parcerias solidárias com entidades que procuram dar resposta a necessidades identificadas pelas escolas em termos de bens essenciais, educação, saúde, cultura, entre outros. O principal papel da Casa do Professor é o de mediador entre a escola e a rede de parcerias solidárias, tendo já sido possível ajudar, através de 30 parceiros, mais de 300 crianças em três agrupamentos de escolas de Braga.

A União dos Projetos
Quando os dois projetos se encontraram identificaram-se de imediato as pontes que os ligam: os afetos, as redes, a solidariedade, a educação, a autoestima, a empatia, a alteridade. Daí até se desfiarem as meadas, para a criação de um mega-novelo de sonho e solidariedade, foi um pequeno passo! A sinergia criada pela união dos projetos proporciona o reforço dos objetivos de ambos, nomeadamente: o apoio social e educativo; a educação emocional, artística e comunitária. Esta união propicia o lançamento de novas sementes desencadeadas pelo envolvimento da comunidade escolar (professores, pais e alunos dos agrupamentos e colégios aderentes) e dos atores sociais que interajam e participem nas várias dinâmicas em curso.

Os Contributos
As vendas do livro “A Melodia de Mara” revertem para o projeto solidário da Casa do Professor que, por sua vez, abre as portas das escolas com quem tem parcerias, para possibilitar a integração do projeto lúdico-educativo da Mara em ambiente escolar. Ambos promovem os eventos anuais a decorrer ao longo do ano letivo 2016/2017.

Parceiros
Promotores: Synergia, através do projeto Conto o que se Conta e Casa do Professor
Parceiros: Agrupamento de Escolas de Maximinos, Colégio João Paulo II e Colégio D. Pedro V, Whatdesign, In My Shoes, Câmara Municipal de Braga

image
image

Projeto Voluntariado T3tris

O projeto T3tris é promovido pelo Centro Cultural e Social de Santo Adrião, financiado pelo Programa Escolhas, e trabalha desde 2010 na inclusão de crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos muito desfavorecidos, através da promoção da capacitação escolar e profissional.
A Casa do Professor é parceiro do projeto e procura professores do 2.º ciclo do ensino básico que se disponibilizem para apoio voluntário ao estudo.
Os interessados devem contactar a equipa técnica do projeto: 
916 673 223 ou t3tris.e6g@gmail.com ou gap@casadoprofessor.pt

DADOS PARA PEDIDOS DE INFORMAÇÃO (Caso efetue o login na Área de Associado , o preenchimento é automático)



ELOGIE, RECLAME, SUGIRA!


Queremos ouvir a sua opinião! 

PREENCHA O FORMULÁRIO DISPONÍVEL

AQUI